Bacalhau da Noruega cozido em vinho do porto vintage com purê de batatas assadas no forno

Bacalhau da Noruega cozido em vinho do porto vintage com purê de batatas assadas no forno

Que tal experimentar um bacalhau cozido tipicamente português? A receita do Chef Vítor Sobral destaca ainda mais o paladar único do Bacalhau da Noruega.

Dificuldade Difícil
Avalie esta receita

Ingredientes

Número de porções

Serve with

Procedimento

Para o bacalhau, forre o fundo de uma panela com alho, cebola, alho-poró, cravo-da-índia e um fio de azeite. Sobreponha as postas de bacalhau previamente demolhadas e depois despeje o vinho do porto. Deixe cozinhar, sem ferver, durante 40 min. Retire o Bacalhau da Noruega, triture o resultado do cozido, tempere com sal e aromatize com um pouco de vinho do Porto.

PURÊ

Coloque as batatas para assar com casca, temperadas com azeite, sal, pimenta-do-reino e louro, cobertas com papel alumínio, em forno pré aquecido a 160°, durante cerca de 1h. Retire depois as cascas das batatas e corte-as em pequenos pedaços.
À parte, faça um refogado em azeite com alho e cebola. Adicione as batatas, molhe com o leite e deixe ferver. Passe pelo espremedor, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada e aromatize com um fio de azeite extra virgem.

GUARNIÇÃO

No prato, dispoinha o creme do cozido de bacalhau. Sobreponha o bacalhau, o purê, a salsa em folhas e perfume com vinagre de vinho tinto e azeite.