Ir para o conteúdo principal
Peixes e frutos do mar

Saithe

O Saithe norueguês é saboroso e tem um bom custo-benefício, sendo ideal para refeições do dia a dia. Ele cresce lentamente nas fortes correntes frias e cristalinas da Noruega e é capturado de forma sustentável.

Informação nutricional

Rico em proteínas, vitaminas D e B12, selênio e iodo.

Alcance de captura

Saithe do nordeste do Ártico: ao longo da costa norueguesa, de Stad à Península de Kola. Saithe do Mar do Norte: Skagerrak e Mar do Norte.

Temporada

A temporada dura o ano todo.

O Saithe norueguês é uma espécie da família do bacalhau. Cinza-prateado, forte e musculoso, ele é um bom nadador, facilmente reconhecido pela mandíbula prognata e pelo corpo alongado. O Saithe só é encontrado em águas norueguesas e ao norte do Atlântico, e sua população está dividida em Saithe do nordeste do Ártico e Saithe do Mar do Norte.
 
Por ser um nadador potente, o Saithe percorre grandes distâncias em busca de alimento e locais de desova. As ferramentas de pesca mais comuns são redes, linhas e iscas. Todos os anos, pesquisas norueguesas e internacionais fornecem informações sobre a pesca sustentável no nordeste do Atlântico.
Este peixe prateado e de dorso escuro é versátil e excelente para cozinhar. O Saithe é perfeito em pratos tradicionais das zonas costeiras norueguesas, principalmente bolinhos feitos de batata ralada, cebola e Saithe.
 
Embora os filés sejam um clássico da culinária norueguesa, vale a pena se aventurar e incluir o Saithe em outros pratos. Sua carne cinza-pérola é mais firme que a do bacalhau, tornando-o adequado para cozinhar, fritar ou grelhar, podendo ser utilizado em caçarolas, sopas ou pratos de forno.