Ir para o conteúdo principal
Peixes e frutos do mar

Gadus Morhua

A Noruega não seria o país que é hoje se não fosse pelo Gadus morhua – o peixe que deu origem a tudo. O Gadus morhua norueguês natural é uma opção versátil, saudável e segura para toda a família. Ele é capturado de forma sustentável nas águas frias e cristalinas da Noruega.

Informação nutricional

O Gadus morhua talvez seja a proteína mais saudável e magra que existe. É rico em proteínas, vitaminas A, D e B12, selênio, antioxidantes e ômega-3. Uma única porção diária supre suas necessidades diárias de ômega-3.

Alcance de captura

Gadus morhua costeiro: fiordes e zonas costeiras. Gadus morhua norueguês-ártico: área de alimentação no Mar de Barents e área de desova de Finnmark a Stad, com destaque para as Ilhas Lofoten. Gadus morhua de viveiro: amadurece em currais marinhos ao longo da costa norueguesa.

Temporada

A temporada dura o ano todo.

O Gadus morhua norueguês do Atlântico é um peixe branco na família do bacalhau. Ele se desenvolve em águas mais frias, em comparação com outras espécies, como o bacalhau do Pacífico. A maior unidade populacional do mundo vive próximo da costa norueguesa, no oceano Atlântico. Isto tornou a Noruega e os noruegueses qualificados na pesca e na gestão do oceano, com um sistema rigoroso e bem-organizado para manter e cuidar das unidades populacionais do Gadus morhua.
 
O termo Gadus morhua do Atlântico inclui diferentes tipos de bacalhau selvagem das águas norueguesas. O costeiro é mais estacionário e passa toda a sua vida nas águas rasas ao longo da costa. Já o tipo encontrado no nordeste do Ártico, também chamado de Skrei, vive no extremo norte, no Mar de Barents, e nada longas distâncias para desovar na costa norueguesa durante o inverno. Por isso, o Skrei é maior, mais magro e mais musculoso. Na costa da Noruega também existem produtores de Gadus morhua de viveiro.
O Gadus morhua norueguês do Atlântico proporciona subsistência para a população costeira da Noruega há milhares de anos, como alimento ou mercadoria comercial. Há onze mil anos, os primeiros colonos chegaram à costa norueguesa. Eles buscavam uma boa pescaria, e é claro que encontraram exatamente isso! O Gadus morhua era particularmente abundante e tem sido o recurso mais importante para a pesca norueguesa desde então.
 
É um peixe que faz sucesso na mesa de jantar. Sua carne tem sabor suave, cor branca e combina com diversos temperos e acompanhamentos. Muito versátil, pode ser grelhado, assado, cozido ou consumido cru em sushis. Além disso, contém vários nutrientes importantes. É rico em ácidos graxos, ômega-3, vitaminas, proteínas e iodo.

Como comprar

Procure o selo “Seafood from Norway” para comprar Gadus Morhua ou peça frutos do mar noruegueses em peixarias.