Ir para o conteúdo principal
Histórias da Noruega

Salmão da Noruega - Já é perfeito

Qual é o segrego do saboroso salmão norueguês? Nenhum. Ele é perfeito por natureza. 

Salmão da Noruega - Já é perfeito

Dag Ivar Dahl conduz seu barco com calma pelo mar agitado. O Gerente de Operações de 50 anos passou a vida inteira nessas águas cuidando do salmão do Atlântico. Estamos próximos da costa norte da Noruega, logo abaixo do Círculo Polar Ártico. O vento do norte é forte neste período do inverno. Montanhas enormes cobertas de neve e centenas de pequenas ilhas se estendem ao longe no horizonte.  "O salmão adora isso aqui", diz Dag Ivar, antes de voltar sua atenção para as ondas que quebram contra o casco do barco.

Dag Ivar Dahl
Estas condições e as águas frias e nutritivas são perfeitas para o salmão do Atlântico.

Condições frias e difíceis

Ele está indo para uma fazenda oceânica que abriga cerca de um milhão de salmões do Atlântico. "Temos a sorte de ter diversos fiordes profundos e estreitos no norte da Noruega. Essas condições, assim como as águas frias e nutritivas, são perfeitas para o salmão do Atlântico", ele informa. Dag Ivar sabe o que está dizendo. Ele cresceu em uma das muitas pequenas ilhas que caracterizam a costa de Helgeland, no norte da Noruega. Seu primeiro emprego, quando ainda menino, era trabalhar nos redis cuidando do salmão. Aqui, no clima extremo do Ártico, ele aprendeu a transformar o salmão de um peixe pequeno em um prato perfeito para qualquer mesa de jantar.

Com que frequência você analisa o salmão? 
"Todo santo dia", diz Dag Ivar. "Precisamos estar aqui para garantir que nossos peixes estejam bem alimentados, saudáveis e felizes". No redil de peixes, alguns salmões saltam para fora da água. "Saltar faz parte do DNA deles. O salmão foi feito para pular, isso mostra que eles estão prosperando", ele conta.

Não há nenhum grande segredo para o sabor natural do salmão norueguês. A própria natureza cuida disso.  "Quando a água flui livremente pelos redis, o salmão fica mais saudável e com um sabor tão fresco quanto sua aparência", ele explica.  

O salmão mais sustentável do mundo

Quando o salmão atinge de cinco a seis quilos, ele é levado para uma fábrica na ilha vizinha de Lovund, a 30 quilômetros do continente. Longe da costa, mas perto do salmão.

"Graças à nossa localização, podemos entregar salmão de alta qualidade em todo o mundo em menos de 48 horas após a sua retirada do oceano", informa Sabine Fossmo. Ela é Gerente de Qualidade da fábrica de salmão e sabe tudo sobre qualidade e segurança alimentar dessa iguaria robusta e avermelhada. "Os padrões ambientais do salmão norueguês estão entre os mais altos do mundo. Isso significa que a piscicultura minimiza o impacto no ecossistema local de várias formas e que a saúde do peixe é gerenciada de maneira sustentável", ela diz.

Sabine Fossmo nos redis do mar
Redis do marRedil do mar
Barco em mar agitadoIlha de Lovund

Qualidade em primeiro lugar

Depois de quase 50 anos cultivando salmão, a Noruega se tornou uma líder mundial. Os produtores de salmão norueguês continuam no topo do ranking anual dos produtores de proteína mais sustentáveis da Coller FAIRR. "Conseguimos trabalhar com rapidez e segurança ao mesmo tempo", explica Sabine.

Viver em um ambiente marítimo perfeito não é a única coisa. O salmão é tratado e analisado cuidadosamente antes de entrar em produção. Uma amostra de laboratório do salmão é usada para analisar o DNA e a microbiologia do peixe para garantir os mais altos padrões de qualidade.

"Não há nada de misterioso no que faz deste o melhor salmão do mundo. No final, a natureza dura e o manejo correto dão ao salmão as qualidades frescas e cruas que o mundo ama", diz Sabine.

Embalagem do salmão

Um salmão que não precisa ser congelado

Direto das águas geladas da Noruega, o salmão do Atlântico pode ser apreciado cru em qualquer local. Além de seguir regulamentos rigorosos, a indústria garante que o salmão seja alimentado apenas com pellets nutritivos e de alta qualidade. Dessa forma, é totalmente seguro comer o salmão cru sem necessidade de congelamento prévio. "O peixe é entregue fresco em todo o mundo e, como resultado, o salmão do Atlântico norueguês tem um sabor fresco extraordinário", diz Geir Skeie.

Geir Skeie é um renomado chef norueguês especializado em frutos do mar que dedicou sua carreira ao salmão. Ele diz que o fato de os melhores chefs de sushi do mundo preferirem salmão norueguês não é por acaso.

"Você não encontrará salmão melhor do que o salmão do Atlântico norueguês. Ele é uma superestrela global".  

Chef Geir Skeie

O salmão perfeito para sushi

Geir explica que, além de sua apetitosa cor vermelha e textura macia e suculenta, a carne do salmão norueguês é surpreendentemente marmorizada - é o bife wagyu do oceano.

"Com essa gordura uniformemente distribuída, com gosto da água limpa e clara do mar norueguês, é o salmão ideal para sushi e outras preparações cruas".

O chef explica que o sabor suave e delicado do salmão faz dele um peixe versátil para diferentes tipos de consumo cru. Você pode apreciar o salmão em um sushi tradicional ou preparar um delicioso tataki de salmão com coentro, pimenta malagueta, limão e shoyo para uma refeição rápida e saudável perfeita.

Não existe segredo por trás do sabor do salmão norueguês. O segredo é sua origem.

Tataki de salmão