Ir para o conteúdo principal

Saithe Tipo Bacalhau

Saithe Tipo Bacalhau
Informações nutricionais
Valor nutricional por 100 g de Saithe desossado

Energia: 382 kJ ou 91 kcal

Nutrientes (g): Proteína: 20.5

Gordura: 0.9 Da qual gordura saturada: 0.1 Gordura monoinsaturada: 0.1 Gordura poli-insaturada: 0.35 Das quais Ômega 3 (n-3): 0.02 Ômega 6 (n-6): 0.32 Colesterol: 60 mg

Carboidratos: 0

Vitaminas: Tiamina: 0.05 mg Riboflavina: 0.1 mg Niacina: 5.4 mg B6: 0.1 mg Folato: 12 μg B12: 1 μg A: 6 μg D: 0.8 μg E: 0.4 mg

Minerais: Cálcio: 29 mg Fósforo: 170 mg Ferro: 0.2 mg Magnésio: 14 mg Potássio: 440 mg Zinco: 0.3 mg Selênio: 20 μg

Estação: 

 Durante todo o ano 

Tamanho: 

Chega a 1,20 m e 20 kg

Em outras palavras
 Latim: Pollachius virens
 Norueguês: Sei
 Francês: Lieu noir
 Alemão: Köhler, Seelachs                                                                                                                                          Português (Portugal): Escamudo 

Uso

O Saithe (Coalfish) é vendido fresco, tanto em filés como inteiro, em filés congelados, ou como bacalhau ou peixe seco. Também pode ser frito, cozido e grelhado. Ele é ideal para a produção de peixe processado, em pedaços grossos.

O peixe

O Saithe é um peixe do tipo cod que vive desde a superfície do mar até profundidades de até 300 metros. Ele é um peixe que se agrupa em cardumes podendo se reunir em grandes números onde há alimento em abundância. Ele vive de peixes menores, como arenques e espadilhas.

O Saithe atinge a maturidade sexual com a idade de 5 a 6 anos e desova entre janeiro e maio na costa de Lofoten e a sul do Mar do Norte. Os mais jovens viajam passivamente em direção ao norte com as correntes costeiras, e os escamudos menores aparecem ao Sul e a Oeste da Noruega durante a primavera, e na costa de Finnmark até mesmo em agosto. O Saithe faz uma longa migração partindo das áreas nas quais se alimentam e crescem, e chegando até os campos de desova.

Estoques

Os estoques de Saithe nas águas norueguesas são divididos em dois - um ao norte a 62° N, e um ao sul desse ponto. Esses dois estoques vêm permanecendo bastante estáveis.

Equipamentos de captura e pesca

O Saithe é uma das nossas variedades de pescado comercial mais importantes. Ele é pescado em águas próximas à costa, a norte e, em condições ideais, normalmente a oeste do Cabo Norte. A pesca com rede de cerco ocorre de maneira significativa nos fiordes ao longo da costa de Finnmark. Além disso, o Mar do Norte e a costa a ao norte de Vest-Finnmark são áreas particularmente boas. O Saithe é pescado com redes de arrasto de fundo, redes de cerco dinamarquesas, redes de cerco, redes ou linhas de mão.

Valor nutricional

O Saithe é principalmente uma boa fonte de proteína, mas também contém muita vitamina B12 e selênio. Para conhecer outros dados nutricionais, consulte o site  www.nifes.no/sjomatdata.